Como eu já contei pra vocês no poste "Carregando 90%", enfim cheguei ao ultimo período da faculdade e tava tudo muito lindo, tava feliz que tá finalmente acabando e já pensando na formatura até que a realidade mandou bateu e eu lembrei que pra eu formar eu preciso acertar todas a pendências com a faculdade, inclusive aquelas horas de atividade complementar que eu tô enrolando pra fazer desde o primeiro período.

Para quem não tá intendendo do que eu tô falando, para você se formar na faculdade (e outros cursos também) você precisa ter cumprido uma carga X de várias atividades importantes para a sua formação. Entre essas atividades estão as disciplinas obrigatórias, disciplinas optativa, as atividades complementares, estágios e em alguns casos, atividades mais específicas como horas de voo para um curso de piloto por exemplo. 

Mas e essa tal de atividade complementar? Bem, essas atividades são exatamente o que o nome diz, atividades complementares e podem ser cursinho, palestras, workshops, extensão, pesquisa e todas essas atividades que você fez pra complementar seu curso, cursinho de inglês. Varia de universidade pra universidade, de curso para curso, etc. No meu caso são 400 horas de atividades complementares (10% da carga horária total do curso).

Para a  faculdade te exigir essas horas para formar, ela tem que te dar condição de fazê-las, mas as vezes as atividades que a faculdade oferece são bem chatinhas ou as vezes você trabalha (como eu e a maioria dos meus colegas de faculdade) e não consegue participar delas e é por isso que resolvi fazer esse post. 

Buscando na internet você consegue encontrar uma infinidade de sites pra fazer cursinhos gratuitos  e com certificado pra te ajudar na hora de dar conta dessas horas, e pra te ajudar resolvi listar alguns sites aqui que oferecem esse serviço.

FGV Online - A Fundação Getúlio Vargas é a primeira instituição brasileira a ser membro do OpenCourseWare Consortium – OCWC –, um consórcio de instituições de ensino de diversos países que oferecem conteúdos e materiais didáticos sem custo, pela internet.

Fundação Bradesco - A Escol@ Virtual é um portal de e-Learning dedicado a oferecer cursos a distância – via Internet e semi-presenciais.

SESI - O portal do Sesi Paraná disponibiliza grande quantidade de cursos online gratuito.

SENAI - O SENAI oferece cursos gratuitos a distância sobre temas transversais que desenvolvem capacidades para a iniciação no mundo do trabalho ou, no caso de quem já está trabalhando, para a atualização das competências profissionais.

Rede SENAI - Confira os treinamentos disponibilizados pelo Núcleo de Educação a Distância por modalidade de ensino.

SEBRAE - São mais de 30 cursos gratuitos com tutoria.

CIEE - São mais de 35 cursos online grátis. Para acessar os cursos é preciso se cadastrar.

SENAC - O PSG oferece, vagas gratuitas em cursos de Formação Inicial e Continuada.

Prime Cursos - Empresa especializada em ensino a distância. A escola se transformou rapidamente em uma referência no Mercado Virtual graças ao seu pioneirismo no desenvolvimento de cursos e-learning.

Cursos Online SP - Oferece mais de 150 Cursos Livres de Qualificação Profissional Gratuitos e de alta qualidade.

Learncafe - Inovador portal de ensino à distância, que visa conectar alunos e professores em um único ambiente de ensino.

Cursos Online Educa - São vários cursos nas mais variadas áreas de conhecimento.

Veduca - Empresa cujo propósito é levar o ensino superior de alta qualidade a qualquer pessoa que se disponha a aprender.

Eduk.me - O site tem o objetivo de ensinar de forma simples e prática como se constroem sites para a internet.

Buzzero - Portal de ensino a distância que possibilita qualquer pessoa aprender e ensinar.

Iped - A empresa tem a missão de promover a educação de maneira democrática levando ao mercado mais de 500 opções de cursos, em 30 áreas do conhecimento.

Porto Gente - Ofertar cursos online voltados aos mercados de Logística, Transportes, Comércio e Turismo, viabilizando o aprendizado a qualquer momento e em qualquer lugar, contribuindo para um mundo mais ágil.

Intel - Next Generation Center é um site onde você pode encontrar os cursos online grátis com certificado oferecidos pela Intel.

Senar - Intuito de contribuição com a formação e a profissionalização das pessoas do meio rural e consequentemente aumentar a rentabilidade dos seus negócios e garantir a sustentabilidade do meio ambiente.

Hospital Albert Einstein - São mais de 80 cursos online totalmente gratuitos oferecidos por uma dos melhores hospitais do país.

UNB - Oferece curso de graduação a distância com certificado

BMF&Bovespa - Site de capacitação, a formação e a especialização de profissionais do mercado financeiro que trabalham em corretoras, em bancos, fundos de
investimento e em empresas.

Senado Federal - Site de cursos para servidores do legislativo e população em geral. Seus cursos, materiais didáticos e conteúdos especiais já podem chegar a todos os municípios brasileiros.

Unieducar - Oferece vários cursos gratuitos com carga horária de 4 h, mas você só pode fazer um por vez a cada 30 dias e pra se cadastrar você precisa indicar 4 e-mails  

Mas é claro que esses cursos não são apenas pra quem ta querendo matar as horas de atividade complementar ou coisado tipo, se quer dar aquela melhorada no seu currículo para o mercado de trabalho ou apenas tem curiosidade sobre algum assunto, aproveita a chance.

Além dessas plataformas gratuitas há algumas pagas, mas com preços mais acessíveis caso você queira/possa investir um pouquinho nesses cursos.

Se você já usou alguma dessas plataformas, me conta aqui nos comentários o que é que você achou. E se você conhece alguma que eu não citei, compartilha com a gente nos comentários também.

Um Comentário

  1. que demais. ......louca pra fazer curso online bjs....,
    https://blogbrilhodasestrelas.blogspot.com

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...