A alguns dias conversando com uma amiga lactointolerante sobre o preço dos produtos e ela reclamava do preço de uma massa de bolo pronta (cerca de R$17,00) e que além de cara o bolo nem tinha ficado tão legal assim. Acontece que você não precisa de massa especial pra fazer bolo sem lactose, tem um monte de receitas por aí que não leva leite ou manteiga e por si só já é sem lactose. Como hoje é meu aniversário e eu resolvi fazer um bolo pra quem viesse me ver e meu namorado também tem intolerância a lactose, resolvi fazer uma das minhas receitas e dividir com vocês e com ela.

Ingredientes:

1 xícara de óleo
2 ovos
2 xícaras de açúcar
1 xícara de chocolate em pó
3 xícaras de trigo
2 xícaras de água fervente
1 colher de sopa de fermento em pó
1 pitada de sal

Modo de Preparo: Bata bem o óleo, o açúcar e as gemas dos ovos até formar um creme. Em seguida peneire os secos (trigo, cacau, fermento e sal) e acrescente ao creme misturando apenas até incorporar tudo (não bata). Misture aos poucos a água fervente. Por fim, acrescente as claras batidas em neve delicadamente. Despeje numa forma untada e enfarinhada e asse em forno pré-aquecido por cerca de 40 minutos a 180°C, lembrando que o tempo pode variar de forno pra forno, então faça o teste do palito.


Dicas da tia Sá


  • Precisa ser chocolate em pó? Então, precisar não precisa, mas achocolatado tem lactose e muito açúcar. Se você quiser usar mesmo assim eu aconselho usar 1 ½ xícara de açúcar e 1 ½ de achocolatado.

  • Esse bolo fica muito fofinho, não te aconselho fazê-lo para desinformar, rechear e etc, mas se ainda assim você quiser tentar, dê preferência para uma forma menor e mais alta que é pra massa não quebrar quando for fazer todo o processo. Também é bom você colocar uma folha de papel manteiga no fundo que é pra facilitar na hora de desenformar.

  • Se quiser realçar um pouquinho o sabor do chocolate, misture um pouco de café solúvel à água ou passe um café fraquinho (sem açúcar) pra usar no lugar dela, mas não exagere no café, afinal o bolo é de chocolate, né.

Faz essa receita em casa e depois me conta aqui o que achou? Se quiser mais receitas sem lactose, me conta que eu trago pra vocês.

Deixe um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...